top of page
Buscar

Advogados se manifestam em frente à OAB/MS por Eleições Diretas no Conselho Federal

  • Foto do escritor: ms380news
    ms380news
  • 9 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Na manhã desta sexta-feira (09), em frente à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OABM/MS), aconteceu uma manifestação, organizada pelo Advogado Carlos Bobadilla Garcia, por Eleições Diretas para o Conselho Federal.


Há mais de dois anos, o Advogado luta em prol das eleições diretas para a Diretoria do Conselho Federal. Bobadilla acredita que a eleição para Presidente do CF é congressual. “Nós não vamos nos silenciar pelo Movimento Diretas Já, ou seja, por uma eleição para Presidente da Ordem dos Advogados. Afinal, nós, advogados e advogadas, somos ou não somos defensores do verdadeiro estado democrático de direito”? Parafraseando Martin Luther King, ele citou: “O silêncio representaria nossa imperdoável omissão em enfrentar tal discussão”.

Bobadilla lembrou da Declaração Universal dos Direitos Humanos que dispõe: “Toda a pessoa tem o direito a liberdade de opinião e expressão”.

Na ocasião, se manifestaram ainda os ex-Presidentes da OAB/MS, Marcelo Barbosa Martins (Gestão 1988-1989), Carlos Marques (1998-2000) e Vladimir Rossi Lourenço (Gestão 2001-2003); a Senadora Soraya Tronicke e o Advogado Marcos Pollon do Movimento Advogados do Brasil.

O Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche fez uso da palavra defendendo eleições diretas, mudanças no sistema, desde que não prejudique estados pequenos. Maior defensor das eleições diretas, Mansour já se submeteu três vezes ao crivo da advocacia, eleito Vice-Presidente e duas vezes Presidente.

O Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior reconhece como legítima a reivindicação da advocacia. “Para garantir a coerência da atuação, a OAB, que prega que haja plena democracia no estado democrático de direito, também tem que se curvar, a nível federal, a esse processo inexorável de aumentar a legitimidade dos ocupantes do cargo através de eleições diretas”.

Mansour Elias Karmouche e sua Diretoria se comprometeram a pautar o assunto para sessão de Conselho Seccional e Colégio de Presidentes.

Também estavam presentes no evento a Secretária-Geral Adjunta da OAB/MS, Eclair Nantes; o ex Presidente da OAB/MS, Carmelino Arruda Rezende (1995-1997); o Presidente da Comissão de Assuntos de Defesa e Estudos Estratégicos, Marco Antônio Barbosa; e membro da Comissão de Segurança Pública, Lídia Maria Ribas.

 
 
 

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

bottom of page